Você deveria ser o Mario, ou pelo menos saber onde encontrar o Luigi

Padrão

Data estelar -304805

Uma das tantas verdades sobre começar um negócio

O Mário é legal, ele é encanador e salva princesas, e pelo que sei ele começou trabalhando em um zoológico. Basicamente eu diria que ele faz um pouco de tudo, e às vezes ele se afasta do seu core business para fazer o que é preciso. A verdade é que quando você abre um empresa você precisa se preparar para se afastar um pouco do seu core business ou então ter o Luigi por perto pra fazer o que é preciso.

Core Business?

Entenda esse termo como: o que o seu negócio realmente é! Vamos considerar que o Mário seja um encanador nas horas vagas, mas nós conhecemos ele na verdade por salvar princesas. É isso que move ele, e é essa a proposta de valor por trás do Encanador Italiano que parece português e foi criado por um japonês.
Salvar princesas é o foco do Mario e é assim que entendemos cada jogo dele. Nós esperamos que de uma forma ou de outra Peaches vá ser raptada e nós vamos atravessar infinitos “mundos” para salvar ela.
Então o Core Business é na verdade aquilo que te motivou a montar sua empresa, a habilidade que você possui e que é o seu diferencial (ou pelo menos deveria) e principalmente aquilo que seus clientes vão esperar de você.

Mas é pra salvar a princesa ou desentupir o vaso?

Aí é o ponto que em que eu queria chegar. A não ser que você tenha um capital inicial alto é bom que você compre uma caixa de ferramentas, e talvez um desentupidor. A ideia aqui não é assustar ou coisa assim, mas a verdade é que no começo pequenos problemas vão aparecer, uma lâmpada que não funciona, uma tomada, uma prateleira que precisa ser montada naquele cantinho do estoque e que vai ser perfeita para guardar tralha.
No começo de um negócio é natural que pequenos problemas surjam e você não deve ignorar eles, até mesmo porque é o começo que vai definir muito da cultura do seu negócio e você não quer que uma das características seja “deixar pra depois”.
Acho que agora começa a ficar claro o título que talvez seja um dos piores em SEO que pode ter (vou explicar em outro texto). A questão sobre salvar ou não a princesa é a seguinte, não dá pra salvar ela e ela pra um palácio com o vaso entupido. Você precisa resolver esses pequenos problemas antes que eles se tornem maiores. E eles podem se tornar maiores por questões técnicas, ou porque sua equipe vai perceber o descaso e isso pode se tornar um fator de desmotivação do grupo.

Então é pra desentupir o vaso

Você não deveria, mas talvez precise. O core business é o que você faz de melhor e o que traz resultados para a sua empresa, então ele deveria ser seu foco sempre. Mas nem sempre vai ser possível então o que eu proponho são duas possibilidades.

Donkey Kong - 1981

Donkey Kong 1981

Na primeira você é o Mario, vai desentupir vaso, salvar a princesa e torcer o Donkey Kong não fugir da Jaula. Nesse caso você vai pôr a mão na massa, é provável que vá ter que resolver várias coisas fora do horário (o que você vai ter que fazer de um jeito ou de outro) e vai aprender um monte de coisas novas, mesmo que depois elas deixem de servir.
Outra possibilidade é ter o Luigi por perto. O Luigi é um cara legal que sabe desentupir vaso, e se o gorila fugir ele vai ter ajudar. E no fim você tem tempo pra salvar a Peaches de boa. No começo é difícil ter um fornecedor para cada coisa e gerenciar tudo, mas você pode ter alguém do seu lado que te ajude com isso, seja metendo a mão no massa ou encontrando fornecedores que resolvam o seu problema e que caibam no orçamento.
Decidir o Mario e o Luigi é uma questão difícil e tem que ser bem ponderada, depende de cada um, inclusive do que você já sabe resolver e pode fazer.

Ok, então qual a lição aqui?

Se você jogou Super Mario Bros no nintendinho sabe que no fim não tinha fim e isso era frustrante. O que eu quero que você entenda é que esses pequenos problemas vão surgir, quer você queira quer não e optar em não resolver eles pode gerar problemas inclusive com a equipe.
Conheci um lugar em que o gestores demoraram mais de um mês para trocar uma lâmpada queimada. No fim os funcionários brincavam de que haveria uma licitação para comprar a lâmpada. Isso é ruim para a empresa e afeta a moral dos colaboradores, por isso quis chamar a atenção para esse fato.
Mas você também não pode subir no telhado para resolver cada goteira, você deve ter foco em Matar o Dragão e salvar a princesa, é isso que você faz de melhor e é o que as pessoas esperam de você.
Mantenha o seu core business e tenha certeza que ele continua sendo o seu foco mesmo nos dias em que o vaso entupir. E se você perceber que nem sabe mais em qual castelo está e pra que lado tem que ir para achar a princesa, pare e recomece.

Super Mario Run

Super Mario Run

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *